Olá meus amores, postei no meu instagram sobre o meu Doutorado e recebi muitos pedidos para compartilhar tudo sobre o curso, processo de admissão, como estou me organizando etc. Então resolvi compartilhar algumas dicas que podem ajudar quem pretende fazer Mestrado ou Doutorado fora do Brasil.
Bom, antes de compartilhar as dicas vale lembrar que o meu Doutorado é em Ciências Jurídicas, realizado pela UMSA - Universidad del Museo Social Argentino em convênio com o IESLA - Instituto de Educação Superior Latino-americano. Seguem as dicas...
1º Dica - Pesquise sobre a validação dos Diplomas:
Para que o seu Diploma tenha validade no Brasil é preciso passar por um processo de validação, e nem todas as Universidades dão suporte neste procedimento, na maioria das vezes você é quem tem que correr atrás deste procedimento sozinho.
Então eu recomendo que você entre em contato com a Universidade para obter mais informações sobre este assunto, e recomendo também que você faça uma pesquisa na internet sobre o que os ex-alunos falam sobre o curo e os professores desta Universidade.
Na Universidade onde estou matriculada o comitê responsável pela coordenação do intercâmbio é bem atencioso, já me enviaram várias cópias de diplomas já validados no Brasil, o que me deixou bastante segura com relação a isso.
2º Dica - Leia todo o Edital do Processo Seletivo do Mestrado ou Doutorado:
Cada curso e cada universidade tem suas exigências, e todos os critérios avaliativos estão expressos no edital de convocação para o processo seletivo do curso.
Leia com bastante atenção para não perder nenhum prazo e para se preparar com bastante antecedência para cada etapa.
3º Dica - Prepare-se para o teste de proficiência em língua estrangeira:
As Universidades brasileiras também o exigem e é necessário se preparar com bastante antecedência para se sair bem nesta etapa.
Na Universidade onde estou fazendo o meu Doutorado não fomos submetidos a testes de proficiência, pois como as aulas são ministradas em espanhol, logo, subtende-se que todos os alunos sejam fluentes nesta língua. E para auxílio nesta parte o IESLA oferece um curso excelente de 6 meses de Espanhol com certificado.
4º Dica - Carta de recomendação ou motivação:
Algumas Universidades exigem cartas de recomendação ou de motivação, de ex-professores da graduação ou do local onde você trabalha, isso varia muito de um estabelecimento para o outro.
Onde estou matriculada foi preciso apenas a carta de motivação, onde eu tive que relatar, em espanhol, os detalhes sobre a minha formação, experiências profissionais, objetivos etc.
5º Dica - Organização e Planejamento:
Organize os passos necessários para a sua admissão no curso, tenha como base o Edital do processo seletivo, verifique sempre o site da Universidade para ficar atento aos avisos e eventuais retificações no edital.
Organize uma pasta com todos os documentos necessários para matrícula, com bastante antecedência, pois o prazo para apresentação desses documentos após o resultado do processo seletivo geralmente é bem curto, então se você precisar tirar segunda via de algum documento em cima da hora, poderá acabar perdendo o prazo.
Organize também a sua viagem, faça um planejamento financeiro para os seus gastos, organize também os seus estudos, estabeleça prazos para seu projeto de pesquisa, enfim, organização e planejamento são a chave do sucesso!
E por enquanto é só, essas dicas são apenas para dar um norte à quem está perdido no mundo das pós-graduações, eu mesma ainda estou aprendendo, e conforme eu aprendo eu compartilho! Espero que gostem das dicas e que seja útil de alguma forma! Beijooos