Mapas mentais são uma ferramenta excelente para as revisões e o ideal é que cada pessoa elabore o seu próprio material de revisão, por isso decidi compartilhar algumas dicas que me ajudaram a criar meus próprios mapas mentais.
1º Use muitas Cores
Muitas cores e títulos chamativos facilitam muito na hora de revisar. Se você puder colocar desenhos e símbolos, melhor ainda, eu não gosto de perder muito tempo elaborando os mapas mentais, e como não desenho muito bem, eu invisto nas cores, uso cores diferente para o tema, tópicos e sub-tópicos, isso ajuda muito na memorização.
2º Use na hora certa.
Antes de iniciar a elaboração do seu mapa mental, faça uma boa leitura sobre o assunto, assista uma aula e resolva algumas questões, assim você terá bastante domínio sobre o assunto e terá facilidade em resumi-lo. Para quem estuda para concursos públicos, a resolução de muitas questões antes de elaborar qualquer material de revisão é imprescindível para direcionar seus resumos para aquilo que a banca do concurso mais cobra.
3º Use palavras chaves.
O ideal é que o seu mapa mental contenha apenas as palavras chaves que te façam refletir sobre o assunto, então se preciso, faça um resumo antes, e crie o mapa mental a partir desse resumo, assim ele não ficará sobrecarregado de informações, o que facilita muito as revisões.
4º Faça ramificações.
O mapa mental se inicia com um tema a partir do qual você irá criar tópicos e sub-tópicos, crie ramificações para detalhar o tema e os sub-tópicos.
5º Faça revisões periódicas
Não espere muito tempo para revisar o seu material, o ideal é revisar em até 24hrs, revisar novamente após 7 dias e por aí em diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário